Primeiramente, o que é insônia?

A insônia se caracteriza por problemas no sono. Geralmente, pessoas com insônia têm problemas para adormecer ou para dormir, ou não se sentem descansadas quando acordam.

Quais são os sintomas da insônia?

No geral, pessoas com insônia têm:

Esses sintomas podem ser tão graves que afetam os relacionamentos ou a vida profissional de uma pessoa. Além disso, eles podem acontecer mesmo quando o indivíduo parece dormir horas suficientes.

Existem testes que eu deveria fazer?

Provavelmente não. A maioria das pessoas com insônia não precisam de testes. Seu médico provavelmente será capaz de dizer o que está errado apenas conversando com você. Ele também pode pedir que você mantenha um registro diário por 1 a 2 semanas, onde você acompanha como dorme todas as noites. Como lidar com a insônia?

Em alguns casos, as pessoas precisam de testes especiais de sono, como a “polissonografia” ou a “actigrafia”.

O que posso fazer para melhorar minha insônia?

Você pode seguir uma boa “rotina de sono”. Isso significa que você deve:

Outras coisas que podem melhorar o sono incluem:

● Terapia de relaxamento, na qual você se concentra em relaxar todos os músculos do seu corpo um por um.

● Trabalhar com um conselheiro ou psicólogo para lidar com os problemas que podem estar causando a insônia.

Devo consultar um médico?

Sim. Se você tiver insônia e estiver incomodando, consulte seu médico. Ele ou ela pode ter sugestões sobre como corrigir o problema. Existem remédios para me ajudar a dormir? Sim, existem medicamentos para ajudar no sono, mas você deve experimentá-los somente depois de experimentar as técnicas descritas acima. Você também não deve usar medicamentos para dormir todas as noites por longos períodos de tempo. Caso contrário, você poderá se tornar dependente deles para dormir.

Às vezes a insônia é causada por problemas de saúde mental, como depressão ou ansiedade. Se esse for o seu caso, você pode se beneficiar de um antidepressivo em vez de um auxílio para dormir. Os antidepressivos geralmente melhoram o sono e também podem ajudar com outras preocupações.

Caso você queira conversar com um médico sobre a sua dificuldade para dormir, é só clicar aqui e iniciar o atendimento online com a SOS Saúde em Casa.